terça-feira, 25 de setembro de 2007

"VIVA SUA VIDA ANTES DE COMEÇAR OUTRA"






"VIVA SUA VIDA ANTES DE COMEÇAR OUTRA"
Este é o tema da Campanha de 2007 do Dia Mundial de Prevenção da Gravidez na Adolescência (26/09)
Na verdade, eu nem sabia deste "dia", estava por acaso assistindo à um vídeo do Noticíário do UOL e vi este banner ao lado ==>

Logo, fiquei interessado e cliquei, (coisa rara, geralmente ignoro esses banners, nem chegando a ler) fui levado ao site que, logo de cara, exibe um texto em "Flash":

"Todos os dias 220.000 mulheres no mundo ficam grávidas sem terem planejado"

É interessante, pois esta semana mesmo, estava falando com 2 amigos meus sobre essa questão de filhos não planejados e sobre o aborto. Então, achei que deveria postar algo a respeito.

Segue trecho de um texto do site:

"O Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência é uma campanha de âmbito mundial destinada a melhorar a educação sexual, promover a conscientização sobre a contracepção e reduzir os altos níveis de gravidez indesejada ou não planejada em todo o mundo. Em cada ano a campanha enfocará um tópico diferente de saúde reprodutiva, sob o título global "Sua Vida". O tema da campanha de 2007 é: "Viva a sua vida antes de iniciar outra", e tem o objetivo de educar os jovens sobre as opções de contracepção, a fim de capacitá-los a fazerem uma opção consciente quanto a se tornarem pais no momento certo. Atualmente, existe a situação alarmante de que em um de cada dez nascimentos a mãe ainda é uma criança."



Em outra seção do Site, "Papo Sério", são dadas algumas orientações sobre: sexualidade e principalmente sobre a pressão da sociedade que os jovens sofrem.




Na seção "LINKS", há 3 links para sites relacionados à Campanha, mas o destaque vai para o:
http://www.programa-ato.com.br/ que, dentre eles, é o site com maior abrangência neste assunto. E o legal é que mostra informações de métodos de prevenção, consultas médicas tanto para homens, quanto para mulheres.




Mas, com certeza, a melhor idéia foi a dos Cartões. Na seção "ENVIE UM CARTÃO", existem 3 modelos, (que são estes que eu coloquei ao longo da postagem) cada um focando um perfil específico de adolescente:

O primeiro, mostra um batom ao lado de um chupeta, contrastando a vaidade com a gravidez. Pois, por mais bonita e esbelta que seja a garota, quando a mesma ficar grávida, irá ganhar peso, perder as curvas, mudar suas roupas... Nem todas as garotas estão dispostas a pagar este preço.
No segundo, é mostrado um globo de discoteca ao lado de um chocalho. Este representa os baladeiros de plantão, que gostam de sair na noite para se divertir, mas terão que divertir seus filhos também, terão que estar num "plantão 24 hs" para eles.
No terceiro e último cartão, há uma bolsa, com vários lápis, canetas, cadernos, livros.... simbolizando os estudos! Muitos jovens perdem muitas oportunidades de estudos e empregos por conta de um filho não planejado, acabando assim por "atrasar" suas vidas.

Calma pessoal, eu sei que existe toda uma parte boa de se ter filhos, não estou querendo dizer que uma gravidez prematura é o fim de uma vida, na verdade é o começo de outra... mas com certeza será o fim da sua vida como você a conhece. Com certeza, será privado de muitas coisas, muitas vezes tendo que abdicar totalmente de algum hobbie, ou de um emprego.
Não quero pregar moralismos ou parecer careta, mas eu não acho que deveríamos aceitar a gravidez na adolesência de forma tão apática como o fazemos.

Ainda mais no mundo de hoje, que está um caos, tendo agora um vilão indestrutível: O Aquecimento Global. Acho que chegou a hora de pensar mais em qualidade de vida, de que adianta colocar mais crianças no mundo, de forma irresponsável, para gerar mais miséria, gerar mais fome e sofrimento? Está na hora de o governo e a sociedade começarem a discutir e agir sobre o planejamento familiar, o controle de natalidade imposto pode ser uma solução muito radical, mas o planejamento pelo menos, tem que haver...
Me desculpem se fui muito agressivo na minha opinião, mas é uma coisa que vem de mim, questionar o que está sendo errado.

A imagem que mais fica gravada na minha mente é a de uma garota: com uma mão empurrando um carrinho de bebê, outra segurando pela mão o filho que já anda e a barriga mostrando que eles terão, em breve, mais um amiguinho para brincar ...

http://www.vivasuavida.com.br/

Fiquem agora com a letra da semana:

Olho Seco - Haverá Futuro?

"Haverá futuro pra pobreza desse país?
Você passa no meio da rua e só vê a pobreza
Com as mãos estendidas
Sempre a palma voltada para o alto pedindo esmola
Haverá futuro pra esse pessoal? Haverá futuro..."

Mãos estendidas
Mãos trêmulas
De um corpo fraco
Mostrando sempre a palma da mão
Haverá Futuro?
Haverá Futuro?
Olhares tristes
Corpos encardidos
Apenas observam o movimento desta vida
Haverá Futuro?
Haverá Futuro?
Houve passado
Haverá futuro
Destes que observam o movimento da vida
Haverá Futuro?
Haverá Futuro?

Nenhum comentário: